FAQ aMule-pt BR

From AMule Project FAQ
Jump to: navigation, search

English | Deutsch | Español | Français | Italiano | Português | Nederlands | Russian

O que é aMule?

aMule é um cliente multi-plataforma da rede ED2k de compartilhamento de arquivos baseado no cliente Windows, eMule.

O aMule começou em meados de Agosto de 2003 e teve por base o xMule, que por sua vez se baseou no lMule.

Atualmente, o aMule suporta diversas plataformas, como: Linux, FreeBSD, OpenBSD, Windows, MacOS X, e X-BOX :), com versões para computadores de 32bits e 64bits. Note que as versões para MacOS X e Windows não se encontram disponíveis para uso geral.

O aMule é conhecido por ser amigável para o utilizador, devido à sua familiaridade com o eMule, tornando fácil e agradável o uso do aMule para os utilizadores que migram do eMule.

O aMule tem por base o código do eMule, o que possiblita que modificações e novidades feitas neste possam ser rapidamente transpostas para o aMule.

Se tem qualquer sugestão, questão, problemas, bugs, patches ou outra, visite #amule no irc.freenode.net ou visite os fóruns.

Se está interessado em colaborar com a equipa de programadores, por favor entre em contacto conosco através dos fóruns ou do canal IRC.

Como ver os créditos em um cliente?

Você pode ver o crédito de qualquer cliente (o crédito que você tem com no cliente) clicando com o botão direito no nome dele e selecionando Show Details (Mostrar detalhes). Não há um valor específico mostrado então você pode tanto ver os total de bytes que o cliente já mandou pra você ou os Credits Modifier (que é o chamado DL/UL Modifier). Na mesma janela, se o cliente estiver na sua fila de upload, ele poderá ver a pontuação e o ranking dele no seu cliente.

O que as cores na barra de progresso significam?

Na lista de download: Vermelho: Pedaços em vermelho são pedaços que não tem fontes encontradas na sessão corrente. Azul: Pedaços em azul são pedaços com pelo menos uma fonte disponível. Quando mais escuro é o azul, mais fontes foram encontradas. Amarelo: Pedaços em amarelo são pedaços que estão sendo baixados naquele momento. Preto: Pedaços em preto são pedaços que já foram baixados e verificados. Verde: Quando um arquivo está verde significa que ele foi completamente baixado e verificado (então, ele irá para o diretorio Incoming).

Na lista expandida de transferência (pode ser vista dando um duplo-click numa transferência): Preto: Pedaços que que o cliente tem e você não tem. Branco: Pedaço que o cliente não tem. Verde: Pedaços que o cliente tem e você tem, também. Amarelo: Pedaço que o cliente está enviando a você.

Na lista de upload: Preto: Este cliente já completou e verificou aquele pedaço. Cinza: Este cliente não tem esse pedaço.

Tenha em mente que nem todos os clientes suportam dizer a outros clientes que as partes que eles já completaram quando estão fazendo upload, então alguns clientes podem não ter barra nenhuma.

Na janela de arquivos compartilhados: Vermelho: Quando não tem nenhuma fonte encontrada para aquele mesmo pedaço (exceto você, é claro). Azul: Quando mais escuro é o azul, mais espalhado é o pedaço.

Na janela de pesquisa: Preto: Arquivos em preto são aqueles que apenas um cliente que possui foi encontrado. Azul: Arquivos em azul são aqueles que 2 ou mais clientes foram encontrados e possuem o arquivo. Quanto mais escuro é o azul, mais clientes foram encontrados com aquele arquivo. Vermelho: Arquivos em vermlho são aqueles que já estão na fila de download. Verde: Arquivos em verde são aqueles que já está compartilhando (você já terminou de baixar).

O que são todos esse ícones?

Veja a seção "Icons and what they signify" (Ícones e o que eles significam) no guia Começando usar.

Tem algum jeito de abrir o arquivo texto e carregar todos os links do ed2k do arquivo?

Sim, existe. Apenas coloque os links do ed2k que você quer fazer o downlaod no arquivo texto, com cada link do ed2k em linhas separadas. Nomeie esse arquivo com o nome ED2KLinks e coloque-o em ~/.aMule e o aMule irá automaticamente detectá-lo, adicionar todos os links do ed2k para downlaod e remover o arquivo.

Você vai querer ler isto para saber mais sobre esse arquivo.

aMule está fechando muito frequentemente aqui. Tem como fazer com que ele reinicie toda vez que fecha?

Não, não tem como. Mas você pode ter scripts que façam isso. Alguns desses scripts funcionam quando ele é fechado, mas não quando ele se fecha.

Esses scripts podem servir para o que você precisa:

Qual a história do Coelho?

Ah, sim, e tudo começa... ehm... bem... Quer dizer... siga o coelho branco ;-)